Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

RATINHO JÚNIOR REDUZ SALÁRIO DE TODOS OS SERVIDORES ESTADUAIS E ATACA A EDUCAÇÃO EM PLENA PANDEMIA DE COVID-19

30/04/2020 às 07:04

O caos provocado pela pandemia de coronavírus, que deveria exigir dos governos maior atenção e investimentos nos serviços públicos, na verdade é utilizado como instrumento para atacar todo o funcionalismo no Estado do Paraná. Agora, neste momento tão difícil que enfrentamos, os servidores ainda têm de se preocupar com a redução salarial devido ao aumento da alíquota previdenciária que ocorreu neste mês de abril, de 11% para 14%. 

 

É um verdadeiro insulto. Mesmo tendo sua aposentadoria roubada com a reforma da previdência estadual, os servidores ainda têm de pagar mais por um direito que praticamente foi extinto pelo governador.

 

Os contracheques deste mês mostram o prejuízo causado pela Reforma da Previdência que o governo Ratinho Júnior (PSD), aos moldes da mesma Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro, fez no Paraná: redução de 3% da remuneração nos salários dos servidores do estado.

 

Este desconto anula os ganhos da greve de 2019, que conquistou uma parca recuperação das perdas inflacionárias de 2% em 2020, já que o impacto da “Nova Previdência” se faz sentir de uma vez.

 

As perdas financeiras decorrentes do não pagamento da data-base desde 2016 se aproximam do percentual de 20% e, com a suspensão de promoções e progressões da carreira, o congelamento da remuneração agora é total e irrestrito.

 

Se não bastasse o confisco da remuneração dos servidores pelo Governador, as condições de trabalho no setor da educação são duramente golpeadas com a pressão política para implementação do Ensino a Distância (EaD), uma verdadeira precarização das condições de trabalho docente e atalho para a privatização da educação pública.

 

O governador do Paraná, através de suas políticas, não esconde que serve aos interesses do grande capital e não aos interesses da sociedade paranaense. Neste momento não precisamos de mais ataques aos serviços públicos, mas sim fortalecimento dos mesmos, principalmente dos serviços de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. 

 

É inconcebível que esse Governo, que não deveria medir esforços no combate a pandemia, utilize-a como subterfúgio para atacar direitos dos trabalhadores, como redução da remuneração sem garantia de aposentadoria no futuro, e ainda atente contra as condições de trabalho docente.

 

Diretoria do SINDUEPG - Luta Docente

Ponta Grossa, 30 de abril de 2020.