Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

1º DE MAIO: DIA DE CELEBRAR A SOLIDARIEDADE E LUTAR PELOS DIREITOS DO/A TRABALHADOR/A!

01/05/2020 às 11:05


O dia primeiro de maio é um dia de celebração internacional da classe trabalhadora. Em todo o mundo, trabalhadores celebram este importante dia. Este ano estamos passando por uma terrível crise, cujo fator desencadeante foi a pandemia do novo coronavírus. Sabíamos que esta crise mais cedo ou mais tarde aconteceria, visto que o esquizofrênico sistema capitalista sempre acaba levando a crises periódicas. Mas, desta vez, trata-se de uma crise que vai além, apontando a necessidade de se rever, urgentemente, o modo de organização social capitalista. Não é surpresa que, além de relembrar vitórias e conquistas do movimento trabalhista, mais uma vez aproveitamos a oportunidade do dia internacional do trabalho para denunciar os ataques dos governos de plantão.

Não vamos aceitar calados a retirada de direitos imposta pelos governos: demissões em massa, redução da jornada de trabalho com redução salarial, precarização das condições de trabalho, destruição da previdência social etc. Muito pelo contrário, vamos fazer aquilo que o movimento dos trabalhadores sempre fez: lutar! E vamos lutar mesmo que virtualmente neste momento em que não podemos nos aglomerar em assembleias e protestos presenciais.

Aproveitamos o ensejo para denunciar as péssimas condições de trabalho a que estão sujeitos os trabalhadores da saúde durante esta pandemia. Além de mais servidores efetivos no SUS, imediatamente, exigimos que todos sejam submetidos a testes periódicos do novo coronavírus, equipamentos de proteção individual em quantidade suficiente, tenham licença de saúde remunerada, caso precisem se afastar e que recebam adicional de insalubridade.

Neste dia tão importante celebramos a solidariedade da classe trabalhadora e dos setores oprimidos. Vamos seguir juntos na luta para forçar os governantes a pararem com medidas negacionistas ou hipócritas no enfrentamento desta pandemia.

Apesar dos pesares, hoje é dia de celebrar a solidariedade entre os membros da classe trabalhadora.

Um brinde à classe trabalhadora!

Viva a classe trabalhadora!

Direção SINDUEPG - Luta Docente

Ponta Grossa, 01 de maio de 2020