SINDUEPG REPUDIA ATAQUES DE BOLSONARO À IMPRENSA

05/05/2020 às 08:05

Mais uma vez Bolsonaro usa momentos em que deveria manifestar-se a favor do povo brasileiro, oferecendo soluções à pandemia e à crise que vivem os cidadãos, para atacar jornalistas e, logo, a democracia e os direitos de acesso à informação. O SINDUEPG repudia atitudes antidemocráticas, violentas e opressoras e se solidariza a todos os trabalhadores da imprensa que arriscam sua segurança e, no momento da pandemia, também sua saúde, em busca da verdade e da transparência.

Bolsonaro frequentemente recorre ao descontrole e autoritarismo para responder aos jornalistas. Desta vez, para negar interferência na Polícia Federal. Durante a manhã de hoje, 5, ao ser questionado durante crítica à Folha de S. Paulo, gritou “Cala a boca! Não te perguntei nada!” à repórter e foi apoiado pelos presentes.

“Mentira”, “patifaria”, “imprensa canalha”, falou Bolsonaro sobre a manchete da Folha, com postura de ditador. O texto trata sobre a troca do diretor geral da Polícia Federal, que resultou também na substituição do diretor-executivo no Rio de Janeiro, conforme pedido do presidente, sem argumento para a necessidade ou importância da troca.

Segundo a Folha de S. Paulo, por meio de estudo da organização Repórteres Sem Fronteiras, Bolsonaro foi responsável por 32 ataques verbais ou ofensas à imprensa nos três primeiros meses deste ano. É uma média de um a três a cada três dias. Para a entidade, foram 15 ataques diretos a jornalistas neste período. Destes, cinco foram destinados a mulheres.

Além de tudo, Bolsonaro terminou a entrevista de hoje sem responder aos questionamentos sobre as trocas na Polícia Federal e a quem ele está tentando favorecer com a trapalhada. Isso prejudica, ainda, a transparência das instituições trazida ao público por meio da imprensa.

Bolsonaro segue na mesma linha antidemocrática, violenta e opressora dos seus apoiadores. No domingo, 3, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, durante ato reacionário contra o Supremo Tribunal Federal, Bolsonaristas atacaram a equipe do jornal Estado de S. Paulo com chutes, socos e empurrões. A pedido da Procuradoria-Geral da República, o Ministério Público do Distrito Federal deve investigar o caso.

Seguidos eventos de agressão a jornalistas não podem voltar a acontecer. Não à toa, lembramos em 3 de maio o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. É este o princípio maior que deve reger o trabalho jornalístico, já que sem ele não há democracia e acesso ao que por muitos é escondido. A pluralidade do pensamento e a livre exposição abrem espaço para o debate e para a democratização da informação.

Como representantes dos trabalhadores, defensores do acesso à informação e da transparência das instituições, o SINDUEPG reitera o total apoio aos jornalistas, ao jornalismo e à liberdade de imprensa. Não podemos aceitar que o governo coloque vendas aos olhos do povo para tomar nossos direitos. Nosso repúdio àqueles que querem derrubar a democracia enfraquecendo um de seus maiores preceitos: a imprensa!

Diretoria do SINDUEPG - Luta Docente

Ponta Grossa, 05 de maio de 2020.