Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

EXCLUSÃO DE SOCIAIS, HUMANAS E PESQUISA BÁSICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DEVE REDUZIR CERCA DE 35% DAS BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PELO CNPQ NA UEPG

06/05/2020 às 04:05


Um levantamento preliminar, a partir dos dados de 2019/2020, aponta que redução de bolsas de iniciação científica (nas modalidades Pibic e Bic) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pode reduzir em até 35% no apoio ao custeio de bolsas de graduação aos estudantes da UEPG.

A decisão do CNPq de excluir as áreas de Ciências Sociais e Humanas do edital para bolsas de iniciação científica vai ter impacto também aos estudantes e Programas de pós-graduação da UEPG. A decisão do CNPq foi publicada dia 23/04/2020 e prioriza áreas tecnológicas na concessão de 25 mil bolsas no valor de R$ 400,00 durante 12 meses (2020/21).

De acordo com documento do CNPq, a partir de agora, estudantes dos cursos de Economia, Comunicação, Direito, Educação, História, Artes, Letras, dentre outros, não poderão sequer concorrer às bolsas de iniciação científica nas universidades de todo o País. Pela chamada, pesquisadores de Ciências Sociais e Humanas podem participar, desde que seja como auxiliar ao “desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado”.

Levantamento realizado pela assessoria técnica do Sinduepg/Andes na UEPG indica que ao não contemplar as Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, bem como a pesquisa básica nas áreas de Ciências da Natureza, estima-se que a perda no número de bolsas de iniciação científica na instituição pode chegar a 35% do número atualmente ofertado pela CNPq, considerando uma perda de 25% do total em Sociais/Humanas e cerca de 10% das bolsas para estudantes de cursos das Ciências da Natureza. Os dados consideram apenas as bolsas de iniciação científica (Pibic e Bic) nessas áreas, todas excluídas da convocação pelo CNPq aos novos editais.

No edital de bolsas de IC custeadas pelo CNPq aos estudantes da UEPG em 2019/20, nos cursos de Humanas/Sociais/Letras e Artes, foram disponibilizadas 36 bolsas (31 Pibic e 5 Bic). No ano anterior, edital de bolsas 2018/19, foram 34 bolsas de iniciação científica (30 Pibic e 4 Bic) para estudantes das referidas áreas concedidas pelo CNPq.

Como se vê, não é hora de silenciar, mas de cobrar ampliação no investimento em produção científica, sem qualquer corte, seja em nível estadual ou nacional. Defender investimento em formação científica é uma aposta no desenvolvimento científico nacional.

 

Diretoria do SINDUEPG - Luta Docente

Ponta Grossa, 06 de maio de 2020.