SINDUEPG REALIZA REUNIÃO AMPLIADA ONLINE COM FILIADOS

25/06/2020 às 03:06

O Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) realizou nesta quarta-feira, 24, uma reunião ampliada virtual com a presença de 46 participantes. Os temas debatidos foram congelamento da carreira/progressões, campanha salarial, licença especial compulsória e professores temporários. Houve também informes sobre as ações da diretoria do sindicato durante o período de isolamento social.

“Este momento foi muito importante para construir as ações futuras e também demonstrar o trabalho do sindicato neste período tão difícil que vivemos”, assinala a vice-presidente do SINDUEPG, Carina Alves da Silva Darcoleto. “Tivemos ricas discussões e sugestões dos mais de 40 professores que participaram conosco da reunião. É muito bacana ter colegas engajados na luta do trabalhador e trabalhadora”, comenta.

“Acreditamos que o relacionamento transparente e próximo com nossos filiados colabora para ações mais contundentes e efetivas na defesa das condições de trabalho e salário da categoria docente”, assinala o tesoureiro do SINDUEPG, Arcelio Benetoli. “A reunião foi exitosa, com a presença de dezenas de professores e muito debate e sugestões de ações. As discussões foram tão profícuas que extrapolamos o tempo inicialmente previsto em mais de uma hora e meia, deixando ainda o tema das condições de trabalho e EaD para uma nova reunião em breve”, salienta.

Os filiados do SINDUEPG demonstraram satisfação com esta iniciativa de reunião ampliada da diretoria. “Parabéns pela reunião. Agradeço a oportunidade valiosa de poder vê-los e ouvi-los”, comentou o professor Gilson Guimarães. “Que essa reunião seja apenas a primeira”, disse o professor Marcos Carreira.

A presença da assessoria jurídica também trouxe significativas contribuições e esclarecimentos, principalmente sobre licença especial compulsória e a recontratação de temporários. “Ter conosco o assessor jurídico nos deu embasamento legal para esclarecer a categoria”, comenta Benetolli. “Foi importante ver que toda a nossa base, unanimemente, reconhece a contribuição dos professores temporários para o ensino, pesquisa e extensão em nossa universidade e exige a contratação de todos que puderem ter renovação contratual. Agora é um momento crítico de crise em que ataques aos trabalhadores estão acontecendo, não podemos permitir que aqueles que tanto contribuem com a nossa instituição sejam abandonados durante a pandemia. Eles são parte da nossa categoria e estamos lutando por eles e com eles”, garante o diretor.

“O sindicato se mostra atuante neste momento em que precisamos tanto de união da classe, amparo e cooperação. Aproveitamos o ensejo para convidar a todos e todas que ainda não são sindicalizados, para que se juntem à nossa entidade de luta”, convida Carina. “Caso algum professor ou professora tenha interesse, pode entrar em contato por nossas redes sociais ou e-mail secretaria@sinduepg.com.br solicitando a filiação”, conta. “Precisamos deste apoio e unidade para combater os desmandos dos governos federais e estaduais, além de lutar pela autonomia da nossa Universidade e pelos direitos de todos os trabalhadores”, acrescenta Benetoli.