SINDUEPG EXIGE CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE TRABALHO PARA SERVIDORES (AS)

24/07/2020 às 04:07

O Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) oficiou a reitoria da instituição nesta quinta-feira, 23, solicitando medidas sanitárias e planos de testagem para evitar a disseminação da Covid-19 entre os servidores e servidoras. O documento destaca os ditames do Decreto Estadual 4.230, de 16 de março de 2020, que garante a realização de exames médicos e testes laboratoriais e garantia de afastamento de suas atividades sem prejuízo da remuneração.

“As aulas remotas obrigatórias foram aprovadas na condição de que a Universidade oferecesse a estrutura para utilização dos estudantes, inclusive laboratórios e rede de internet nos campi. Agora, precisamos da garantia de que todos os servidores e servidoras estejam amparados com adequações sanitárias, com testes e com eventuais afastamentos com todos os direitos garantidos”, assinala a vice-presidente do SINDUEPG, Carina Alves da Silva Darcoleto.

“A função maior do nosso sindicato é defender os direitos e condições de trabalho dos professores e professoras. Neste momento, a manutenção da saúde em sua plenitude é a prioridade para nós. Exigimos este posicionamento da Administração, porque consideramos que é primordial para as atividades acontecerem”, afirma o diretor do SINDUEPG, Arcelio Benetoli. “Precisamos dessas garantias, os servidores não podem correr riscos dentro da instituição”, destaca.

“Considerando tudo isso, oficiamos a reitoria para que tome providências, disponibilizando álcool em gel em todos os ambientes, garantindo a instalação de dispensadores nas áreas de circulação e no acesso de qualquer sala, e aumentando a frequência de limpeza de todos os espaços. Também é necessário que servidores que apresentem sintomas, ou tenham convívio com outro servidor contaminado, sejam testados e, em caso de positivo, imediatamente afastados, com seus salários garantidos”, finaliza a vice-presidente do SINDUEPG.