A LUTA DOCENTE CONTINUA!

19/08/2020 às 09:08

A diretoria Luta Docente assumiu o SINDUEPG no momento em que a extrema direita chegava ao poder no Brasil, com o declarado intuito de atacar as conquistas da classe trabalhadora em suas diversas expressões, principalmente o direito à aposentadoria. Sabendo do enorme ataque que seria desferido, preparamo-nos para o combate da melhor forma possível.

Infelizmente a luta de classes no Brasil não barrou este grande ataque do capital. Denunciamos as burocracias que impediram a mobilização efetiva da classe trabalhadora e demais setores explorados e oprimidos. Cientes de que o governo do Paraná estava e ainda está próximo politicamente ao governo federal, fizemos a luta estadual contra o desmonte dos nossos serviços públicos.

Participamos de uma greve com todo o funcionalismo público estadual. Em unidade cruzamos os braços e fizemos protestos com milhares de pessoas na capital do Estado, assim como diversas marchas no município de Ponta Grossa, ao lado de outros movimentos em luta. As universidades, que já estavam articuladas no Comando Sindical Docente (CSD), continuaram no movimento paredista, focando as ações na denúncia e combate ao grande golpe privatista nas universidades públicas paranaenses, a Lei Geral das Universidades (LGU). Na UEPG a greve foi efetiva e durou 48 dias.

Nesta greve derrubamos o PLC 04/2019, que desferiria um gigantesco ataque aos serviços públicos e ao funcionalismo. Conquistamos uma insuficiente recomposição das perdas inflacionárias e a LGU até hoje não tramitou na ALEP, apesar de alguns de seus aspectos terem se decomposto em outros projetos que os sindicatos docentes se opuseram igualmente.

Fizemos um sindicalismo focado nas melhorias salariais e contra a precarização das condições de trabalho. Além disso nos envolvemos em ações de solidariedade com todos aqueles que lutam contra qualquer tipo de repressão e opressão. Participamos da primeira e segunda Paradas do Orgulho LGBT+ dos Campos Gerais, engrossamos fileiras junto ao movimento do dia internacional de luta das mulheres, entre outros. Estivemos ao lado de todos aqueles que protestavam por uma sociedade melhor e mais justa.

Nos últimos meses, fomos surpreendidos com o surgimento do novo coronavírus, que ocasionou uma pandemia severa. Logo no início, somamos esforços com outras entidades sindicais cobrando dos governantes que colocassem a vida de muitos à frente do lucro de poucos. Jamais paramos de denunciar a negligência assassina dos governantes em nosso país.

Também tivemos a oportunidade de lançar uma campanha de sindicalização com o propósito de fortalecer nossa entidade de classe, com o entendimento de que precisamos dela mais do que nunca.

Representamos a categoria docente e lutamos por seus interesses coletivos fora e dentro da universidade, apesar dos limites sanitários e burocráticos impostos pela pandemia. A diretoria do SINDUEPG  buscou fazer o papel que lhe competia: defender e lutar por melhores salários e condições de trabalho para o corpo docente. Fomos, juntamente com outras seções sindicais Brasil afora e com o ANDES-SN,  contra o uso da pandemia para expansão de políticas de ensino remoto ou à distância para atividades obrigatórias de cursos presenciais e sabemos que as medidas emergenciais utilizadas podem gradativamente se consolidar como políticas no ensino superior, haja visto o que mostram as intenções dos governos de agora. Isto, somado à depressão econômica que se desenha, prenuncia que fortes embates em defesa da universidade pública e gratuita se aproximam.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos companheiros que estiveram conosco na diretoria e que por motivos pessoais e/ou profissionais se ausentaram. Queremos agradecer a todos aqueles e aquelas que de alguma forma participaram desta luta conosco, docentes, estudantes e agentes universitários. Gratidão também às companheiras/os do Comando Sindical Docente e de demais sindicatos da cidade, em especial o SINDUTFPR-ANDES e aos companheiras/os dos movimentos sociais. As ações sindicais realizadas neste período só foram possíveis em função da participação criativa e combativa da nossa base e aliados. A participação de vocês trouxe vida, entusiasmo e alegria para o difícil embate.

Todavia é chegado o momento de dizer até mais. A diretoria Luta Docente vai passar o bastão pra que outros colegas continuem a dirigir democraticamente nossa entidade e nosso movimento, para que possamos sempre caminhar no sentido da unidade na luta contra os adversários políticos da educação, das trabalhadoras/es e dos mais vulneráveis. Desejamos a essas professoras e professores êxito na empreitada e conquistas nas lutas que se avizinham. Com certeza estaremos juntas/os nessas batalhas.

O SINDUEPG sempre foi um sindicato de luta. Que os desafios que vierem possamos superar juntos, com força e união!

Diretoria Luta Docente.

Ponta Grossa, 19 de agosto de 2020.