BASE DO SINDUEPG ELEGE COMISSÃO PROVISÓRIA DA DIRETORIA

20/08/2020 às 09:08

Na primeira assembleia realizada de forma remota nesta quarta-feira, 19, os docentes filiados ao SINDUEPG elegeram Comissão Provisória da diretoria, que vai dirigir o sindicato até nova eleição. Todos os participantes da assembleia mostraram-se favoráveis à escolha dos integrantes da comissão: Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, do Departamento de Jornalismo; Maria Julieta Weber, do Departamento de Educação; e Regis Clemente da Costa, do Departamento de Educação. Durante a assembleia, a gestão Luta Docente (2018-2020), que deixa o posto, foi congratulada pelos participantes e elogiada por sua atuação frente aos governos de extrema-direita e ataques à Educação, à Ciência, às Universidades Públicas e aos direitos dos trabalhadores.

"A motivação para formarmos uma Comissão Provisória foi no sentido de promover e pensar coletivamente o processo sucessório da diretoria, bem como dar continuidade ao importante trabalho que já vinha se desenvolvendo. E, dessa forma, ao compreender o SINDUEPG como instância fundamental de representação trabalhista, fortalecê-lo ainda mais, fazendo jus ao próprio histórico de lutas face à conjuntura que vivemos de extrema precarização das condições de trabalho docente, de perda de direitos trabalhistas e de sucessivos ataques às universidades públicas", enfatiza a professora Julieta.

"Parabenizo e, ao mesmo tempo, agradeço muito a luta e resistência dos colegas professores da atual gestão que encerra agora o trabalho na direção do SINDUEPG. Coloquei-me à disposição para contribuir à comissão provisória da direção do Sindicato, a fim de manter forte a instituição, principalmente nesse momento incessante de ataque brutal a toda classe trabalhadora, como temos enfrentado há anos e mais evidente agora na pandemia da Covid-19, o desrespeito aos servidores públicos da educação, do ensino básico à Universidade", ressalta a professora Hebe.

Para o professor Régis, fortalecer o SINDUEPG e consequentemente a luta em defesa dos trabalhadores da educação da universidade pública é de grande importância em qualquer tempo. "Mas no contexto em que estamos vivendo é fundamental.  E o SINDUEPG sempre foi uma grande referência na defesa da universidade pública e dos docentes da UEPG. Nós, integrantes dessa Comissão Provisória, pretendemos dar sequência ao trabalho que vem sendo feito ao longo de todos esses anos, de ser a entidade que possa mobilizar a categoria e defendê-la diante do que se faz necessário. O SINDUEPG precisa manter a sua coerência, sua história de lutas. E, no tempo em que estaremos juntos na Comissão Provisória, pretendemos atuar numa perspectiva de construção coletiva dessa mobilização e deste trabalho", assinala professor Regis.

Marcelo Ubiali Ferracioli, que deixa a presidência do SINDUEPG, destaca a atitude dos professores que integram a Comissão Provisória em se colocarem à disposição da entidade na luta pela causa docente e avalia que a gestão Luta Docente cumpriu sua missão à frente do sindicato. "Deixamos o SINDUEPG com a certeza do dever cumprido e com o sentimento de que continuaremos fortes na luta", afirma. "Esta difícil decisão foi necessária devido a questões pessoais, que hoje nos impedem de cumprir integralmente as funções do sindicato. Por ética, responsabilidade e total compreensão da importância dessas atividades, decidimos passar a direção para uma equipe que se disponibilizou totalmente", ressalta.

A professora Carina Alves da Silva Darcoleto, que encerra agora a função de vice-presidente,  enfatiza a importância da unidade da categoria docente e dos trabalhadores, em geral, para combater os sucessivos ataques que a universidade e os trabalhadores  vem vivendo no país. “O Sinduepg, além de ser o espaço de luta da categoria docente, extrapola esse propósito. É um sindicato que historicamente tem lutado por direitos da classe trabalhadora, em geral, e contra as mais diversas formas de desigualdade e opressão, buscando sempre estar junto dos movimentos sociais da cidade”, diz Carina. E a professora ainda parabeniza os colegas que agora assumem a Comissão Provisória. “Quero parabenizar e desejar força às companheiras e ao companheiro que assumem agora as funções na direção do sindicato. Continuaremos unidos na nossa luta, sempre na defesa dos direitos da categoria docente e pela Universidade Pública, Gratuita e socialmente referenciada”, finaliza Carina.

“Acreditamos que o sindicato é uma entidade de representação essencial para a classe trabalhadora e um espaço de amplo debate e muita democracia. Nos empenhamos arduamente em difíceis lutas, passamos por uma greve de 48 dias no ano passado, enfrentamos a Reforma da Previdência federal e estadual, interrompemos o avanço da Lei Geral das Universidades, entre outras lutas travadas”, diz Arcelio Benetoli, diretor-tesoureiro do SINDUEPG.

APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Durante a assembleia, também foram apresentadas as prestações de contas do sindicato referentes aos períodos entre novembro e dezembro de 2018, quando já tinha se iniciado a gestão Luta Docente, o ano de 2019 e janeiro a julho de 2020, último mês completo antes do encerramento da gestão. Com detalhes e transparência total, a prestação de contas, outro ponto de pauta da assembléia, também foi aprovada com unanimidade e elogios à diretoria Luta Docente.