GESTÃO LUTA DOCENTE: UMA TRAJETÓRIA DE LUTA, UNIDADE E SOLIDARIEDADE

28/08/2020 às 06:08

A diretoria Luta Docente esteve à frente do SINDUEPG de novembro de 2018 a agosto de 2020. Neste tempo, fizemos enfrentamentos, lutas, debates em todo o Paraná. No compilado a seguir estão reunidas ações realizadas pelo SINDUEPG neste período, mostrando um pouco da nossa atuação e dos resultados obtidos pela categoria.

“Nossa diretoria teve bastante foco em dar destaque à luta e aos movimentos sociais que apoiamos, para que pudéssemos levar nossas reivindicações para mais próximo da comunidade em geral”, diz o ex-presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli. “Também defendemos a unidade da categoria docente, direitos dos servidores públicos, em especial dos professores, lutamos por recuperação de perdas e reajuste salarial, enfrentamos projetos que assombraram a Educação e a Universidade Pública, entre outras ações”, diz.

“Trabalhamos e lutamos muito em prol da categoria docente junto com os demais segmentos da classe trabalhadora. Com muita satisfação, trazemos a público este arquivo que recupera as ações do sindicato”, diz o ex-tesoureiro do SINDUEPG, Arcelio Benetoli. “Nossa atuação sempre foi em defesa dos professores da UEPG e das instituições de ensino superior públicas do Paraná. Também realizamos ações junto a outros movimentos sociais em luta, mantendo a relevância deste sindicato nas lutas travadas”, finaliza.

“O SINDUEPG, ao longo de seus quase 18 anos de história, constitui-se como um sindicato combativo na luta pelos direitos da categoria docente e por condições dignas de trabalho. Nossa diretoria buscou dar continuidade a essa postura", diz a ex-vice-presidente, Carina Alves da Silva Darcoleto. "Enfrentamos um período muito conturbado econômica e politicamente, mas, em unidade com a categoria, demais sindicatos docentes do Paraná, movimentos sociais e estudantes saímos várias vezes às ruas, lutando em defesa da manutenção dos direitos trabalhistas, da aposentadoria, pela educação pública, gratuita, sem mordaça e que esteja voltada aos interesses da classe trabalhadora e dos mais vulneráveis”, conclui Carina.

Confira as ações da Gestão Luta Docente: