SINDUEPG SE SOLIDARIZA COM A LUTA DA(O)S PROFESSORA(E)S DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PR - PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DO EDITAL 47/2020

19/11/2020 às 03:11

O SINDUEPG (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Andes SN) se solidariza com a luta da(o)s professora(e)s da Rede Estadual de Ensino contra a imposição da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Governo de Ratinho Junior (PSD) para realização de provas presenciais para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) em plena pandemia da Covid-19.

O SINDUEPG apoia a reivindicação e ações de resistência da App-Sindicato pela revogação imediata do Edital 47/2020, que prevê a realização de concurso público, com provas presenciais para contratação temporária de 4.000 professor(a)s para a Rede de Ensino. Pela primeira vez, essa exigência está sendo adotada para o PSS. Em anos anteriores, sempre foi aplicada apenas a prova de títulos (apresentação de currículo com documentos comprobatórios e tempo de atuação). O número de vagas prevista pelo edital 47/2020 representa também a demissão de mais de 20.000 professores, uma vez que, em 2020, são aproximadamente 25.000 professores com contratos temporários.

Sujeitar milhares de professora(e)s a um concurso presencial em plena crise sanitária é uma medida de total perversidade, desrespeito e descaso com profissionais da Educação e à vida humana. Além disso, é mais uma forma de humilhação a milhares de pessoas que estão na fila do desemprego e na disputa por uma vaga temporária.

O SINDUEPG encampa ainda a denúncia da App-Sindicato sobre os custos do Governo para pagamento à empresa terceirizada para a realização do concurso para o PSS em todo Estado do Paraná. Contraditoriamente, o Governo sempre alega falta de recursos para despesas nos serviços públicos, como Educação e Saúde, mas não poupa esforços para benesses à iniciativa privada. Os profissionais da Educação sempre reivindicaram a realização de concurso público para professora(e)s do quadro permanente. O que o Governo sempre se nega a atender.

O SINDUEPG repudia ainda as diversas opiniões veiculadas pela imprensa paranaense, como no noticiário da RIC TV, com interpretações falsas e propaganda enganosa, com a única finalidade de deslegitimar as ações de resistência da App-Sindicato e de centenas de professora(e)s, que exigem mais responsabilidade e respeito por parte do Governo de Ratinho Junior.

Pela revogação imediata do Edital 47/2020!

Por mais respeito ao(à) professor(a)!

Ponta Grossa, 19 de novembro de 2020