NOTA DE REPÚDIO

22/01/2021 às 06:01

O SINDUEPG, por meio de sua direção, manifesta repúdio ao decreto nº 6.637, de 20 de janeiro de 2021, emitido por Ratinho Junior (PSD), autorizando a imediata retomada das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas.

Ponta Grossa, cidade onde estão situados dois campi da UEPG e onde vivem a grande maioria de seus professores, colaboradores, estudantes e suas famílias, soma no último boletim emitido pela Fundação Municipal de Saúde, em 22 de janeiro, 16.492 casos confirmados da Covid-19 e aterrorizantes 260 óbitos. São 39 pacientes internados na UTI COVID (46 leitos disponíveis) do Hospital Universitário dos Campos Gerais, mais 60 em leito clínico (64 disponíveis). Ou seja, são 7 leitos de UTI e 4 leitos clínicos disponíveis no momento (dados até o final da tarde deste dia 22 de janeiro). As vagas estão diariamente alcançando seus limites e não podemos permitir sujeitar a nossa comunidade universitária a fazer parte destes números.

No dia 21, o Paraná atingiu a marca de 9.171 mortos e 511.460 casos. No Brasil, nesta data, são oficialmente 214.447 mortes confirmadas e 8.714.884 casos confirmados.

Ratinho Junior continua com posicionamento alinhado ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que atrasou a vacinação e, sem planejamento algum, manteve o país em uma longa e trágica desordem.

Não há justificativa para que o governador retome as aulas de forma presencial. Ainda não existem protocolos de segurança que assegurem a nossa saúde, dos estudantes, dos trabalhadores e de todas as famílias e comunidades onde estamos inseridos.

A produção e distribuição da vacina e a vacinação em massa estão muito aquém do devido e não existe tratamento eficaz para a Covid-19 que garanta a boa evolução dos pacientes. Não há segurança alguma para a volta às aulas presenciais.

O SINDUEPG oficiou a reitoria da UEPG nesta sexta-feira, 22, manifestando total desacordo com a retomada das aulas de forma presencial, com objetivo de evitar uma explosão de novos casos, que implica no comprometimento do sistema de saúde. No documento, a entidade reforça o decreto municipal 18.324, emitido em 19 de janeiro, que proíbe reuniões de pessoas em número superior a 25 em locais fechados.

“Fortes no princípio constitucional da autonomia universitária conferida às Universidades, solicitamos a não retomada do ensino presencial enquanto não tivermos dados concretos e seguros de controle da doença e vacinação de toda comunidade universitária da UEPG”, diz o documento. O SINDUEPG também solicitou esclarecimentos da reitoria sobre como se dará a discussão da retomada do ensino presencial.

Contamos, ainda, com o bom senso e cuidado à vida por parte dos Conselheiros integrantes do Conselho Universitário que, ao retomadas as discussões, não permitam a volta às aulas presenciais em nossa Universidade.

O SINDUEPG luta em defesa da vida e diz não ao decreto 6.637!

Diretoria SINDUEPG, Ponta Grossa, 22 de janeiro de 2021