A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) manifesta apoio à luta dos professores das Universidades e Institutos Federais de Ensino que deflagraram greve a partir deste dia 15 de abril.

A categoria reivindica reajuste salarial, reestruturação da carreira, recomposição e ampliação do orçamento das instituições federais de ensino, revogação de medidas que atacam servidores e serviços públicos, bem como o fim da contribuição previdenciária para aposentados. A greve se faz necessária diante do descaso do governo federal com as universidades públicas brasileiras, que sofrem com cortes orçamentários sistemáticos, falta de investimento em infraestrutura, e a desvalorização dos trabalhadores da educação.

O Sinduepg reconhece a importância da luta dos e das docentes para garantir o futuro das universidades federais e da educação pública no Brasil e se solidariza com os trabalhadores e se coloca à disposição para contribuir para o fortalecimento da mobilização.